Sobre o texto em aula - Obra " Jogos Infantis" de Pieter Brueghel
Após ter lido o texto, Uma viagem da história da infância às histórias de vida, a partir da obra "JOGOS INFANTIS" de Pieter Brueghel, senti uma vontade de me aprofundar um pouco em um determinado tema: " O Sedentarismo na Infância" !
Falando por mim, cheguei a brincar de pega- pega, pular corda, esconde - esconde, pião, bolinha de gude, bicicleta, pique - bandeira, futebol na rua, pipas e já conheci também esse novo mundo virtual do " Vídeo Game", não sejamos hipócritas em dizer que não seja muito divertido também, porque é sim!
O que quero dizer é que as crianças de hoje em dia só conhecem esse "Mundo Virtual", são raras excessões ver essas crianças jogando um futebol pela rua.
Foi realizado um estudo pela Escola de Psicologia e Medicina da Universidade Católica de Pelotas - RS, com 960 adolescentes entre meninos e meninas com idade entre 15 e 18 anos, em 2002, onde foi defino como sedentário aquele que participava de atividades físicas por um tempo menor do que 20 minutos e uma frequência menor que 03 vezes por semana.
E o resultado foi que 39% dos adolescentes eram sedentários, as meninas eram mais sedentárias que os meninos.
Podemos a partir dessa análise, acreditar sim, que "Tudo mudou" infelizmente, até as brincadeiras de nossas ativas crianças do passado foi transformada em um "Sedentarismo Virtual"!
E nosso dever como Professores ou futuros professores de Educação Física, é fazer com que esses dados e estatísticas caiam consideravelmente, temos que resgatar nosso passado, nossas brincadeiras, nossa infância e mostrá-las a essa geração o que é realmente saudável e conquistá-los de forma divertida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário