O filme iraniano conta a história de um menino chamado Ali que, no caminho para casa, perde os sapatos de Zahra, sua irmã caçula. Os dois viram cúmplices de um segredo, decidem não contar aos pais sobre o ocorrido, uma vez que a família não tem dinheiro para comprar um novo par de sapatos.
A garota aceita a proposta do irmão: de manhã, ela vai à escola com os tênis de Ali e, na volta, os devolve. O menino, que estuda à tarde, acaba se atrasando diariamente para recuperar os calçados.
O consolo parece nascer quando uma corrida é organizada pelas escolas da região, e o 3º prêmio é justamente um par de tênis.
Ali pede para se inscrever e, com o otimismo típico das crianças, garante a Zahra que irá obter o terceiro lugar da prova.
Direção: Majid Majidi
Um filme muito legal e interessante, onde podemos encontrar o que nos foi passado em sala de aula.
Podemos afirmar que o filme se encaixa bastante no texto "jogos Infantis" de Pieter Brughel, onde as crianças são tratadas como pequenos adultos, são obrigados a fazer as tarefas de casa.
As aulas de Educação Física, são ensinadas de forma militar e de reprodução, o professor ensina e o aluno reproduz, homens fortes e mulheres fortes para a reprodução de filhos saudáveis.
O filme também reproduz brincadeiras da infância, de rua. Como o futebol ,amarelinha, pular corda e correr.
A criança se obtem do lúdico em suas brincadeiras para saírem de sua realidade, seu mundo pobre e militarista.
Adoro esse filme vi na faculdade para uma discussão, me formei em Educação física esse ano. Achei outra postagem sua interessante sobre a infância, meu TCC foi sobre isso : As culturas infantis.... Bom achei seu blog por acaso e gostei! Parabéns!!!
ResponderExcluirAbraço!
Aline