quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Special Olympics 2010 - Jogos Estaduais




"As vezes nos sentimos desanimados, tristes e sem muita vontade, não é verdade? Quer ver demonstração de coragem, força e amor a vida ???" 

Convido à todos os amigos e amigas para os Jogos Estaduais para Atletas com Deficiência Intelectual, onde teremos as provas de: Atletismo, Futebol de 7, Natação e Tênis. Quem nunca viu, está aí uma ótima oportunidade para conhecer. 

Não percam, pois é ao vivo e de graça!


28 de agosto de 2010 - 8:30 às 17:30h

PUC Campinas - Faculdade de Educação Física (Campus I)

Rodovia D. Pedro I , Km 136 - Parque das Universidades

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

FILME - FILHOS DO PARAÍSO









O filme iraniano conta a história de um menino chamado Ali que, no caminho para casa, perde os sapatos de Zahra, sua irmã caçula. Os dois viram cúmplices de um segredo, decidem não contar aos pais sobre o ocorrido, uma vez que a família não tem dinheiro para comprar um novo par de sapatos.








 A garota aceita a proposta do irmão: de manhã, ela vai à escola com os tênis de Ali e, na volta, os devolve. O menino, que estuda à tarde, acaba se atrasando diariamente para recuperar os calçados.
 O consolo parece nascer quando uma corrida é organizada pelas escolas da região, e o 3º prêmio é justamente um par de tênis.






 Ali pede para se inscrever e, com o otimismo típico das crianças, garante a Zahra que irá obter o terceiro lugar da prova.






Direção: Majid Majidi




Um filme muito legal e interessante, onde podemos encontrar o que nos foi passado em sala de aula.


Podemos afirmar que o filme se encaixa bastante no texto "jogos Infantis" de Pieter Brughel, onde as crianças são tratadas como pequenos adultos, são obrigados a fazer as tarefas de casa.


As aulas de Educação Física, são ensinadas de forma militar e de reprodução, o professor ensina e o aluno reproduz, homens fortes e mulheres fortes para a reprodução de filhos saudáveis.


O filme também reproduz brincadeiras da infância, de rua. Como o futebol ,amarelinha,  pular corda e correr.


A criança se obtem do lúdico em suas brincadeiras para saírem de sua realidade, seu mundo pobre e militarista.



JOGO - APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O jogo se confunde muito com toda atividade global da criança... e ainda ... o jogo para as crianças é expansão ...




 


... e nesse sentido se opõe à atividade "séria" que é o trabalho. WALLON (1994, p.29)



Em sua teoria "VYGOTSKY"  também faz referência à imitação da realidade, porém, o mais importante é a imaginação da criança.



 Se para WALLON a imitação é a regra do jogo, para VYGOTSKY a regra é a imaginação.




 Ao brincar a criança cria uma situação imaginária, com regras próprias.

( Brincadeira é jogo sério - Flávia Moretto de Oliveira / Luciane Canto Vargas)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Quando vc acaba de beber um refrigerante ...





O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE ?


Primeiros 10 minutos:


10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. 
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.


20 minutos:


O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. 
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).


40 minutos:



A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos:


O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)
50 minutos:


O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. 
As altas doses de açúcar e outros adoçantes 
aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos:


As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. 
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..

Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. 
Ficará irritadiço. 
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.


Pense nisso antes de beber refrigerantes. 


Se não puder evitá-los, modere sua ingestão! 


Prefira sucos naturais. 



 
SEU CORPO AGRADECE !


Profº  Dr. Carlos Alexandre Fett


Faculdade de Educação Física da UFMT 
Mestrado da Nutrição da UFMT 
Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo 
Consultoria em Performance Humana e Estética 
























O desenvolvimento da criança


Com o passar dos anos, a criança desenvolve a iniciativa para novas formas de movimentos através da competição e comparação com outras.




 As performances negativas também podem estimular a aprendizagem quando o educador encoraja a criança, por si, deduz novas experimentações da tentativa fracassada. A competição não deve levar à frustração; ela só é válida quando a criança encontra soluções adequadas na comparação com as outras, porque aí aprende a avaliar realmente sua aptidão e seu nível de capacidade. 





Muitas vezes as crianças estabelecem limites a si mesmas. Elas se observam mutuamente de forma crítica. É típica a expressão durante o jogo "Isto não vale".





 Mesmo em brincadeiras individuais, as crianças criam suas próprias limitações, como por exemplo, não pisar na linha demarcada ao saltitar ou correr mais depressa que o ciclista que esteja passando (DIEM, 1981:18-19). 

Na 27ª edição, a SportBiz está entre os maiores encontros de negócios do esporte da América Latina e reúne os principais segmentos do mercado esportivo nacional: infraestrutura, equipamentos, acessórios, materiais, vestuário e serviços nos setores público e privado.

É um espaço destinado aos fabricantes e prestadores de serviços relacionados à cadeia produtiva do esporte apresentarem seus produtos e conceitos em um ambiente propício e com um público-alvo direcionado, constituído por gestores esportivos, entidades representativas do setor, além de empresários, lojistas e profissionais de marketing esportivo. Um público diferenciado e formador de opinião.

O evento tem apoio governamental e dos principais representantes do mercado esportivo internacional, como o ISPO Group, maior organizador de feiras da Europa.

Simultaneamente apresentará um Congresso que reúne as principais entidades públicas e privadas para a discussão de políticas e meios de desenvolver a prática esportiva nacional em todos os aspectos sob um prisma econômico e objetiva a concreta geração de negócios por meio de uma série de reuniões e painéis existentes em sua programação.




                 Rua Correia de Lemos, 158C - CEP 04140-000 - São Paulo - SP
Fone (11) 5585-4355

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Futebol

Futebol


Claudio Adão: Ex-jogador fala em entrevista um pouco sobre a sua saúde e aposentadoria:

Valmir Moratelli, enviado a Miami (EUA)




O sol forte da manhã de Miami Beach não desanima Claudio Adão, que cumpre todo dia, rigorisamente, sua rotina de exercícios. Mesmo sob um calor que beira dos 40 graus, deste verão americano. Aos 55 anos, o ex-atacante joga futebol e corre na praia por pelo menos duas horas diariasAposentado desde 1997, morador da zona sul do Rio, Claudio está na cidade da Flórida acompanhando sua mulher, a produtora Paula Barreto, que preside o júri do "Brazilian Film Festival of Miami".

“Quando me perguntam qual é o segredo para manter o pique, respondo que não me considero aposentado. Nunca parei de me exercitar. Meu corpo sempre esteve acostumado a exercícios. Se eu paresse do nada, isso iria me causar danos sérios de saúde”, diz ele, improvisando dribles com uma bola de futebol americano.

 A reportagem do iG conversou com o ex-jogador que em mais de 15 anos de carreira, passou por nada menos que 27 clubes, incluindo seis anos ao lado de Pelé, no Santos; cinco com Zico no ataque do Flamengo e dois com Roberto Dinamite, no Vasco. É com propriedade de entendedor do futebol  e de todos os ingredientes que incluem o esporte,que Claudio comenta um pouco sobre sua aposentadoria:



 “A herança de um jogador de futebol  são a artrose e dores infinitas nos joelhos. Se ele não pensar em fazer uma boa poupança, não vai ter moleza depois que parar de jogar. O conselho que dou a todos estes meninos que estão começando é que devem pensar no futuro. Apliquem suas economias, porque o tempo passa rápido”.





segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sobre o texto em aula - Obra " Jogos Infantis" de Pieter Brueghel


Após ter lido o texto, Uma viagem da história da infância às histórias de vida, a partir da obra "JOGOS INFANTIS" de Pieter Brueghel, senti uma vontade de me aprofundar um pouco em um determinado tema: " O Sedentarismo na Infância" !
Falando por mim, cheguei a brincar de pega- pega, pular corda, esconde - esconde, pião, bolinha de gude, bicicleta, pique - bandeira, futebol na rua, pipas e já conheci também esse novo mundo virtual do " Vídeo Game", não sejamos hipócritas em dizer que não seja muito divertido também, porque é sim!
O que quero dizer é que as crianças de hoje em dia só conhecem esse "Mundo Virtual", são raras excessões ver essas crianças jogando um futebol pela rua.



Foi realizado um estudo pela Escola de Psicologia e Medicina da Universidade Católica de Pelotas - RS, com 960 adolescentes entre meninos e meninas com idade entre 15 e 18 anos, em 2002, onde foi defino como sedentário aquele que participava de atividades físicas por um tempo menor do que 20 minutos e uma frequência menor que 03 vezes por semana.



E o resultado foi que 39% dos adolescentes eram sedentários, as meninas eram mais sedentárias que os meninos.



Podemos a partir dessa análise, acreditar sim, que "Tudo mudou" infelizmente, até as brincadeiras de nossas ativas crianças do passado foi transformada em um "Sedentarismo Virtual"!


E nosso dever como Professores ou futuros professores de Educação Física, é fazer com que esses dados e estatísticas caiam consideravelmente, temos que resgatar nosso passado, nossas brincadeiras, nossa infância e mostrá-las a essa geração o que é realmente saudável e conquistá-los de forma divertida!







sábado, 14 de agosto de 2010

3º Encontro dos Povos Indígenas - 14 e 15 de Agosto 2010


Guarulhos promove terceiro Encontro dos Povos Indígenas!
Nesta segunda-feira (9), das 8 às 17 horas, a Prefeitura de Guarulhos realiza a Exposição de Arte Indígena Sepé Tiarajú, no Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranali, no Bosque Maia, O evento antecede o 3º Encontro dos Povos Indígenas que será realizado nos dias 14 e 15 deste mês.
A iniciativa é coordenada pelo GT (Grupo de Trabalho) composto pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Coordenadoria da Igualdade Racial, Secretaria de Meio Ambiente, Educação, Saúde e Desenvolvimento Urbano, além de representantes da sociedade civil e das etnias residentes na cidade. O evento contará com palestras, danças, jogos e exposições, e tem como objetivo promover a cidadania, construir uma política pública que atenda o indígena urbano, promover o intercâmbio de valores tradicionais entre as etnias, incentivando a integração dos povos na prática dos esportes e nas manifestações culturais.
A abertura das festividades será no sábado (14) com a apresentação cultural das danças X`ondaro e Toré (típicas indígenas), das 9 às 11h30, na tenda do Bosque Maia. Em seguida, haverá palestras sobre legislação aplicada aos povos indígenas e implementação de políticas de saúde do índio.
Às 14 horas terão início os jogos indígenas com demonstração de arco e flecha, lança e zarabatana, além de futebol e corrida. No domingo, dia 15, além dessas modalidades esportivas haverá também luta corporal e cabo-de-guerra. Todas as atividades serão na quadra de areia do Bosque Maia.
No domingo, dia 15, das 9 às 10 horas, no CEA Virgínia Ranali, ocorrerá palestra sobre Responsabilidade Social e Economia Solidária, proferidas por Leonardo Pinho, coordenador de Economia Solidária da Prefeitura de Campinas, José Roberto Vomero, gerente-geral do Banco do Brasil em Guarulhos, e de um representante do Internacional Shopping Guarulhos. O encerramento está programado para 16 horas, no Bosque Maia, com a confraternização entre os povos indígenas e apresentação das dançasX`ondaro e Toré.
Durante o encontro haverá exposição e venda de artesanato indígena no Bosque Maia e no CEA. As peças foram produzidas pelas aldeias das etnias que moram em Guarulhos, como Pankararé, Pankararú, Xucurú, Cariri Xocó, Cariri, Terena, Pataxó, Tupi-Guarani, Guarani, Xavante eWassu Cocal, e também das aldeias do Estado de São Paulo, como aTenondé Porã e Krukutu (Parelheiros – São Paulo), Ywyty Guaçu, Jaraguá(Jaraguá – São Paulo), Bananal Itaóca (Mongaguá-SP), Piaçaguera, Nhamandu-Mirim (Itanhaém-SP), Djaiko-Aty e Boa Vista (Ubatuba-SP), Mais informações pelo telefone 2408-5597 na CIR e 2408-3708 na Assistência Social.
Serviço:
O Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranali fica na avenida Papa João XXIII, 219, no bairro Cidade Maia.


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O olhar



Os olhos que moram na caixa de ferramentas são os olhos dos adultos... (ALVES,2004)

Os olhos das crianças


Os olhos que moram na caixa de brinquedos, das crianças. Para ter olhos brincalhões, é preciso ter crianças por nossas mestras (ALVES,2004).
Se os olhos estão na caixa de ferramentas, eles são apenas ferramentas que usamos por sua função prática. Com eles vemos objetos, sinais luminosos, nomes de rua - e ajustamos nossa ação. O ver se subordina ao fazer. Isso é necessário. Mas muito pobre. Os olhos não gozam... Mas, quando os olhos estão na caixa dos brinquedos, eles se transformam em órgãos de prazer: brincam com o que vêem, olham pelo prazer de olhar, querem fazer amor com o mundo.(...) Os olhos que moram na caixa de ferramentas são os olhos dos adultos. Os olhos que moram na caixa de brinquedos, das crianças. Para ter olhos brincalhões, é preciso ter as crianças por nossas mestras ( ALVES,2004).

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O conhecimento

 O Conhecimento – a aquisição de fatos, dados, informações – é útil ao desenvolvimento humano apenas até o ponto em que aquilo que foi adquirido é absorvido ou assimilado pelo nosso ser, isto é , só até o ponto em que é entendido. Se alguma coisa é sabida mas não entendida, haverá mentiras sobre ela porque não podemos transmitir uma verdade que não conhecemos.
       Kathleen Riordan Speeth.  O Trabalho de Gurdjieff   
                                                                                        ( George Gurdjieff)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Rafael Nelson Neves

Educação Física - Unicid 2010

Nova era, um mundo novo, aberto o caminho para o conhecimento!