Quando se inicia o processo de aprendizagem dos estilos de nado afirmamos que o SD, ao final de processo, demonstre domínio dos estilos, conforme normatização da FINA (Federação Internacional de Natação Amadora), e jamais que ele frequente as aulas, somente orientado por objetivos lúdicos. As estratégias para atingir o objetivo final utilizam o lúdico, mas não como um fim em si próprio. Orientados por uma visão de respeito às dificuldades, e não empecilhos do indivíduo.
Dentre as características fisiológicas do SD que influenciam o aprendizado e que devem ser consideradas, e em alguns pontos, são beneficiadas na prática dos estilos de nado peito e crawl, são as seguintes:
- Problemas de visão: estrabismo, inflamação das margens da pálpebra.
- Déficit auditivo: leve a moderado.
- Glândula tireóidea: a insuficiência do hormônio tireóide disponível implica em possibilidade de prejuízo no desenvolvimento intelectual.
- Instabilidade atlanto-axial: frouxidão dos ligamentos do pescoço.
- Aparelho cardiovascular: cardiopatia congênita.
- Sistema imunológico : “... maior suscetibilidade frente à infecções... no sistema imunológico de defesa” “estas anomalias... explicam a maior frequência de infecções respiratórias (MARDOMINGO, 1991. P.49)”.
“Educar através do meio líquido pode e deve ser prerrogativa que deveriam os professores de Ed. Física ter, quando, visando o cumprimento da missão de educadores...” (ARAUJO Jr. 1993. P.61).
Através desta colocação é fundamental que o professor visualize e atue com seu aluno SD não somente como um indivíduo que veio a aula para praticar um desporto, mas que através dela ocorrerá um auto conhecimento, uma vivência de eu corpo, uma vivência do seu eu no mundo.
Uma experiência muito importante para o conhecimento, explorar esse mundo das necessidades especiais, aprender a lidar com essa realidade.
Um trabalho apresentado em sala de aula onde pudemos perceber o quanto podemos nos aprofundar no tema, o quanto todas as pessoas precisam de atenção, profissionalismo, carinho e respeito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário