quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RELAÇÕES DE GÊNERO - MENINOS E MENINAS

As pesquisas de gênero e educação mostram que as instituições escolares, através de regimentos, organizações dos espaços e da distribuição do tempo, constituem importantes espaços para a formação de crianças e jovens. "




As crianças aprendem o sexismo na escola ao se defrontar com a hierarquia do sistema escolar, onde os papéis feminino e masculino estão determinados". (ALAMBERT, apud VALENZUELA; GALLARDO,1999, p.25).





As crianças ainda não possuem práticas sexistas em suas brincadeiras e , portanto, não reproduzem o sexismo presente no mundo adulto.




Esses meninos e meninas ainda não possuem o sexismo da forma como ele está disseminado na cultura construída pelo adulto: as crianças vão aprendendo a oposição e a hierarquia dos sexos ao longo do tempo que passam na escola.



LOURO (1997 ; 2000; 2002) afirma que a escola é parte importante neste processo.



Seus estudos apontam para o modo como as instituições e suas práticas ensinam certas concepções, fazendo com que certas condutas e formas de comportamento, diferenciadas pelo sexo, sejam aprendidas e interiorizadas, tornando - se "naturais".



 Tal "naturalidade" tão fortemente construída talvez nos impeça de notar que, no interior das atuais escolas, onde convivem meninos e meninas, rapazes e moças, eles e elas se movimentam, circulam e se agrupam de formas distintas". (LOURO, 1997 , p.56)



São os adultos que esperam que as meninas sejam de um jeito e os meninos de outro.


Referência:

Relação de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil ( Daniela Finco)

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