As crianças aprendem o sexismo na escola ao se defrontar com a hierarquia do sistema escolar, onde os papéis feminino e masculino estão determinados". (ALAMBERT, apud VALENZUELA; GALLARDO,1999, p.25).
As crianças ainda não possuem práticas sexistas em suas brincadeiras e , portanto, não reproduzem o sexismo presente no mundo adulto.
LOURO (1997 ; 2000; 2002) afirma que a escola é parte importante neste processo.
Seus estudos apontam para o modo como as instituições e suas práticas ensinam certas concepções, fazendo com que certas condutas e formas de comportamento, diferenciadas pelo sexo, sejam aprendidas e interiorizadas, tornando - se "naturais".
Tal "naturalidade" tão fortemente construída talvez nos impeça de notar que, no interior das atuais escolas, onde convivem meninos e meninas, rapazes e moças, eles e elas se movimentam, circulam e se agrupam de formas distintas". (LOURO, 1997 , p.56)
São os adultos que esperam que as meninas sejam de um jeito e os meninos de outro.
Referência:
Relação de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil ( Daniela Finco)
Que texto legal!!!
ResponderExcluirMeu orgulho... '']
ti amu
Certo, Rafa!!! Tá fera seu blog, hein parceiro!!!
ResponderExcluirVou até te seguir!!! rsrsrsrs...