Aprendemos também a jogar Xadrez, um jogo aparentemente difícil, mas quando aprendemos se torna muito divertido. Um jogo que exige muito da nossa "Mente", do nosso "Corpo", "um Todo"! Jogamos com diversos colegas, de diversos níveis de conhecimento, uns ensinando os outros, ajudando o próximo de uma forma lúdica, muito relacionado aos Jogos Cooperativos.
Com o xadrez é possível fazermos uma relação com "O Jogo e a Guerra", questões entre a honra e o espaço definido, seriedade, estratégias de combate estão presentes no jogo, as peças do tabuleiro também representam a época medieval, como o rei, a rainha, o cavalo, a torre, o bispo e o peão.
O xadrez é mais que um passatempo, ele é um bela ferramenta de desenvolvimento intelectual, hoje em dia muitas escolas usam deste jogo criando oficinas de xadrez, para estimular o raciocínio a criatividade de seus alunos. Já existe até a "terapia do xadrez", dirigida especialmente para os que não vão bem nos estudos.O introdutor em São Paulo é o psicólogo "Estevan Matheus", que atende sobretudo pré-adolescentes e adolescentes."O resultado é compensador. Dá para notar um bom reforço cognitivo, que se traduz em maior concentração e melhora das notas"conta Matheus.
(por Priscila Boccia - http://saude.abril.com.br/edicoes/0262/familia/conteudo_88168.shtml)
Brotto,Fábio(1995) Diz se o importante é competir o fundamental e cooperar.
não ajudou na minha pesquisa sobre guerras medievais!!!!
ResponderExcluirComo monto aqueles barbantes para uma atividade em sala de aula? Obrigada.
ResponderExcluirmuito legal....
ResponderExcluirhum legal
ResponderExcluir